sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A dança do ventre

A magia da dança que encanta, a magia do desejo que excitam, a magia dos sinais onde a alma percebe”...
A dança do Ventre encontra-se nas diversas regiões da Ásia Meridional e do Oriente Médio. Seus movimentos foram registrados na Grécia, Índia, Antigo Egito, Mesopotâmia e Babilônia. Os povos daquelas regiões adotaram a Dança do Ventre no intuito de preparar as mulheres por meio da dança e ritos religiosos a se tornarem mães.
Baseando-se nas tradições do Antigo Egito a origem da Dança do Ventre acaba entrando em controvérsia.
Comumente atribui-se esta origem em rituais oferecidos em templos dedicados à Deusa Ísis, a Deusa da Fertilidade Feminina e às Cheias do Rio Nilo. As danças egípcias possuem natureza acrobática e possivelmente alguns dos seus movimentos como as ondulações abdominais, o objetivo seria ensinar as mulheres dos movimentos de contração na região do abdômen na hora do parto. Em meados de 1978 a dança começou a adquirir o seu formato atual e na época em que Napoleão Bonaparte invadiu o Antigo Egito. Este aboliu a “ Danse Du Ventre” como uma “dança indecente”.Foi reprimida e cultuada conforme às manifestações políticas e religiosas de cada época.
Passaram-se décadas e as repressões caem em relação a dança no geral.Vindo mais forte no século XXI.A dança do Ventre entrou em todos os cantos do mundo seduzindo os salões e escolas de dança com seus mágicos e envolventes movimentos.
"Dança do Ventre é uma dança étnica. O termo é a tradução do inglês americano Bellydance, e do árabe Raqs Sharqi – literalmente a Dança do Leste. seus movimentos revelam sensualidade. De modo que em sua forma primitiva era considerado um ritual sagrado”, Explica Paula Chaves, professora e fundadora do Grupo LITANI - Grupo Árabe Brasileiro de Folclore & Dança do Ventre.
fonte:Overmundo por Por Alessandra Paim