segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exposição Corpos Humanos


Exposição Corpos chega a Brasília e
revela o quanto somos frágeis


Body Worlds, literalmente “Mundos dos corpos”, é uma exposição itinerante que exibe corpos humanos ou partes corpóreas preservadas e preparadas com a técnica de plastinação  para revelar o interior de estruturas anatômicas. A exposição tem como criador e promoter o anatomista alemão Gunther Von Hagens, inventor da técnica nos anos 70 na Universidade de Heidelberg.
 

Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther von Hagens em 1977, e por ele patenteada no ano seguinte. Posteriormente, ele aperfeiçou sua técnica e fundou o Institute of Plastination in Heidelberg, em 1993. A técnica consiste em extrair os líquidos corporais, tais como como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para o substituir por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.

Se houver certa magia em olhar para os 12 cadáveres siliconizados de Corpos — A exposição, ela está em algo que fascinaria até Michelangelo e Leonardo da Vinci: cada detalhe do funcionamento humano pode ser visto de dentro, ao vivo e em cores. A mostra — em cartaz no estacionamento do ParkShopping — é uma das cinco versões que circulam pelo mundo sob a responsabilidade do doutor Roy Glover, um ex-professor de anatomia da Universidade de Michigan (EUA) que trocou a sala de aula pela direção de uma das exposições científicas mais visitadas do século 21. Cerca de 15 milhões de pessoas já viram os corpos mumificados do dr. Glover.