terça-feira, 19 de abril de 2011

Cleópatra - A rainha do Egito

Ela é mais famosa mulher da história, mais praticamente tudo que o mundo sabe sobre ela esta errado, quem era a verdadeira Cleópatra? ela era a sedutora fatal das lendas? como é que uma Grega sem um gota de sangue Egípcio nas veias tornou-se o simbolo vivo do Egito? como tornou-se uma lenda?
Cleópatra nasceu em Alexandria no Egito, a Alexandria de Cleópatra estava isolada do resto do Egito, limitada ao sul pelos pântanos e ao norte pelo mar mediterrâneo e tinha se tornado um oásis da cultura grega.


A época de Cleópatra era um mundo estranho, uma mistura de civilização Egípcia, Grega e Romana, Cleopátra era uma grega com 300 anos de ancestrais gregos, mais ela era a Rainha do Egito, uma terra que mal havia mudado desde a época das pirâmides, uma época complexa, para se manter no trono você tinha de ser adaptável, implacável, inteligente e um ótimo político e Cleópatra possuía todas essas características.

Fontes antigas indicam que Cleópatra era inteligente, charmosa, espirituosa, uma linguista, e o conjunto dessas qualidades junto com sua determinação tornou Cleópatra uma mulher famosa e não sua beleza.



Cleópatra tinha 18 anos quando seu pai morreu, e o testamento determinava que Cleópatra governasse com seu irmão mais novo Pitolomeu, mais eles se odiavam e a briga não passou despercebida, Júlio César o grande general romano precisava de dinheiro para financiar seu exercito em expansão, então para resolver a disputa César passou a habitar o palácio de Alexandria e mandou chamar os dois, Cleópatra descobriu um caminho secreto e chegou antes até Júlio césar o resto é história. A lenda diz que Cleópatra seduziu césar que era conhecido por ser famoso mulherengo, e ela uma jovem determinada, mais acredita-se que o amor cresceu entre o dois.




Cleópatra tinha educação, era determinada em relação em suas ideias e era uma mulher. Ela como intelectual que era teria ficado magoada quando aconteceu uma das maiores tragédias do mundo antigo a "queima da biblioteca de Alexandria", mais existe um lugar onde podemos ter uma idéia do que era a biblioteca, o anexo da biblioteca "sob um monumento chamado pilar de Pompeia" tinha apenas uma centenas de códices a grande biblioteca teria mais de meio milhão. só um catalogo tinha cerca de 120 volumes mais esses não eram catalagos de um sentido comum de um livro eram códices, feitos da planta do papiro, que era cortada em tiras, que eram coladas umas as outras naturalmente com sua própria resina elas eram enroladas e guardadas em nichos, é triste pensar no que foi perdido na grande queima, faltam manuscritos de Aristóteles e Platão que provavelmente estavam lá, havia uma sala inteira com manuscritos de Homero, talvez até houvessem manuscritos do antigo testamento que desvendassem e ajudassem a esclarecer questões bíblicas hoje. Cleópatra eventualmente substituiu 200 mil manuscritos, os livros eram muitos importantes para ela, é irônico que hoje ela seja conhecida por sua beleza mais o seu maior património era sua inteligência.